Netra Basti: Retenção de ghee nos olhos

Também conhecido como Akahitarpanam.

É comum ouvir-se dizer que os olhos são o espelho da alma. Na verdade espelham muito mais que somente a alma. Eles são um dos órgãos sensoriais mais intimamente ligados ao elemento fogo de Pitta. O fogo é sinónimo da luz que transforma os objectos em imagem e desvenda-nos a visão maravilhosa de tudo que está à nossa frente. O cuidado com os olhos é, verdadeiramente, uma necessidade vital e, como tudo em Ayurveda, faz parte da nossa rotina diária.

No mundo de hoje, saturado com estímulos visuais, os nossos olhos sofrem muitas vezes de fadiga e esforço excessivos. Isto tem um efeito adverso tanto na nossa visão como na actividade cerebral. Esta terapia tem um efeito relaxante sobre os olhos e tecidos circundantes, ajudando a remover impurezas. Recomenda-se especialmente para quem trabalha em frente ao computador, em design de joalharia, vê televisão em excesso e para todas as actividades onde é preciso usar intensivamente a vista.

Netra basti é uma potente terapia que actua no cuidado para com os olhos, assim como na correcção de várias desarmonias que os atingem a eles e a todos os subdoshas de Pitta. Utilizando substâncias naturais – ghee, ervas medicinais como o triphala, mel – o tratamento consiste em aplicações gentis e delicadas destes preparados sobre os olhos, que têm como objectivo, limpar e nutrir todos os componentes destes órgãos. Recomenda-se àqueles expostos muitas horas a um monitor ou luz artificial. Só o facto de se estar a olhar através do ghee aquecido já tem um efeito nutritivo directo sobre o nervo óptico e o sistema nervoso.

Contra-indicações

Devem evitar esta terapia os paciente nas seguintes condições:

*        Infecção ocular activa;
*        Recente cirurgia à vista;
*        Uso activo de outra medicação para a vista.

Nalguns casos o netra basti é contra-indicado em situações de conjuntivite, úlceras da córnea e glaucoma. Para suavizar e rejuvenescer olhos agravados por pitta, aplique uma gota de ghee morno em cada olho.

Procedimento

Primeiro, faz-se a aplicação de um óleo herbal no rosto, o que proporcionará ao paciente uma sensação bastante prazerosa e relaxante, com especial incidência sobre os marmas localizados na região, e vai promover a libertação de tensão na região da cabeça. Em Ayurveda, nesta terapia tanto para os olhos como para o sistema nervoso, é conveniente preparar o corpo da forma adequada para maximizar os efeitos da terapia.

Para a aplicação do netra basti constrói-se um anel de massa à volta de cada um dos olhos. Depois, deita-se ghee ligeiramente aquecido sobre os olhos e o paciente então abre os olhos.

O ghee é então absorvido através dos nervos oculares e canais lacrimais, exercendo a sua acção terapêutica no corpo do paciente, mantendo o tecido epitelial intacto e nutrindo o nervo óptico. Entre os diversos benefícios conhecidos e comprovados contam-se: eliminar a tensão na órbita ocular, melhorar a visão, nutrir o sistema nervoso e ameniza as rugas nesta região.

Para maximizar o poder terapêutico do tratamento, é conveniente aplicá-lo regularmente.


Triphala: Fármaco ayurvédico composto por 3 frutos – haritaki, amalaki e bibhitaki. É um laxativo suave e regulador de metabolismo muito usado em Ayurveda. Usa-se para regular a digestão, para todas as doenças tridosha, usado no tratamento da prisão de ventre, diarreia, problemas oculares, limpeza e desentoxificação do cólon, para doenças de kapha, gases, diabetes e parasitas.

Voltar à lista de terapias

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: