Velas Hopi:Terapia termo-auricular

Estas velas são bastante comuns nas culturas chinesa, egípcia, tibetana e hopi (ameríndia), sendo comummente usadas na Europa, Ásia e América. A terapia consiste na elaboração de velas cónicas ôcas, feitas preferencialmente com cera de abelha (embora a parafina também possa ser usada). Coloca-se uma vela dentro de um ouvido e acende-se o topo.

As velas podem ser aplicadas como procedimento pós-karna poorana ou então como uma terapia independente. Esta é uma técnica de tratamento não-invasiva e bastante relaxadora, usada numa série de tratamentos de doenças relacionadas com os ouvidos, o nariz e a garganta, também conhecida como terapia termo-auricular.

Procedimento

Quando são acesas, estas velas têm um efeito ligeiro de sucção a que normalmente se chama o “princípio da chaminé”. O ar em ascenção desencadeia uma vibração que massaja suavemente o tímpano e ajuda a regular a pressão no ouvido.

A maioria das impurezas são sugadas para a “chaminé” e as restantes podem ser encontradas na parte da vela que não foi queimada. Nalguns casos a cera pode continuar a sair até 48 horas depois da terapia. Este procedimento limpa os ouvidos de cera endurecida, muco e cândida. A remoção das impurezas Kapha em excesso liberta a região do seios nasais, reduz dores de cabeça e sintomas de alergias e promove a audição. Embora tenha estes resultados localizados, também beneficia todo o corpo ao trabalhar as glândulas endócrinas.

 

Voltar à lista de terapias

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: