Neerabhyanga:Drenagem linfática ayurvédica

É uma massagem delicada, estimula o sistema linfático e elimina o excesso de fluido tóxico que existe em todas as partes do corpo, com exclusão do sistema nervoso. Os líquidos retidos são transportados até às glândulas linfáticas, onde são descarregados através do sistema linfático. A acumulação de resíduos tóxicos e indesejáveis no sistema linfático leva a uma inevitável contaminação do sistema cardiovascular. A sua acumulação dificulta os sistemas circulatórios do corpo, linfa, sangue, prana. Nos canais linfáticos circula um fluido leitoso – a linfa – que contém bactérias, proteínas e acido láctico. Existe uma maior acumulação destes canais no pescoço, axilas, virilha, base dos alvéolos pulmonares, no abdómen, na região pélvica e ao longo das pernas, especialmente na parte interior.

Este tratamento é principalmente uma terapia anti-Kapha, embora se aplique a todos, especialmente depois de uma operação ou doença prolongada em que se tem de tomar muitos medicamentos, pois ajuda a eliminar os efeitos. É  benéfico para pessoas com um ritmo de vida acelerado ou para sedentários, bem com para grávidas, antes e depois do parto. É como se fosse um banho nutritivo através da circulação sanguínea.

Ao aplicar massagem, os movimentos e a pressão são sempre feitos em direcção às glândulas linfáticas, onde se termina com uma vibração que irá produzir a descarga de linfa.  Aplica-se pressão leve e morosa, pois de outra forma vai acelerar a circulação arterial e venosa em vez da linfática.

Entre os benefícios desta massagem contam-se o facilitar o fluxo de linfa e reduzir o stress, o que irá levar a um equilibrio adequado dos fluidos nos tecidos, ao fortalecimento do sistema imunitário e à transformação das toxinas em anti-corpos.

Para reduzir a retenção de líquidos e favorecer a eliminação de toxinas, a drenagem oferece bons resultados. Para quadros de celulite e gordura localizada mais graves, costuma aplicar-se em combinação com outras terapias mais adequadas para estes casos, como por exemplo garshana e udwartana. Qualquer que seja a causa da celulite — má alimentação, sedentarismo, tabaco, alterações hormonais, stress — ela começa com um processo de retenção de líquido que acarreta má oxigenação dos tecidos. A drenagem quebra esse ciclo eliminando a retenção de líquido. Quando bem feita, a drenagem diminui a retenção de líquidos em áreas do corpo que são propensas ao acumular de gordura, como abdómen e coxas, além de activar o metabolismo, favorecendo o desaparecimento do stock de gordura no corpo. No que diz respeito a ser usada no tratamento à flacidez, as opiniões divergem. Ainda assim, é inquestionável que melhora um pouco a aparência da pele, já que facilita a oxigenação local e a organização das células e fibras de sustentação. Assim, pode contribuir para a prevenção da flacidez da pele, pois produz um tecido mais bem nutrido, embora não recupere a flacidez já existente

O uso de lubrificantes para aplicar a massagem é opcional. Algumas técnicas usam óleos para diminuir a fricção contra a pele, embora noutras se prescinda disso em função de uma aplicação mais suave.

Recomenda-se um mínimo de dez sessões para um resultado efectivo. Ainda que na primeira sessão já se possa observar melhorias consideráveis no que diz respeito à saúde dos tecidos e diminuição de líquidos retidos, na circulação e no funcionamento do aparelho digestivo, só um tratamento continuado garantirá os bons resul-tados da terapia.

À semelhança das outras técnicas de massagem, esta é contra-indicada para pacientes com diagnóstico de tumores, abscessos e nódulos não-identificados. Os pacientes com tendência a problemas circulatórios serão os mais beneficiados com a acção da drenagem, pois será mais visível a diminuição da retenção de líquidos. Mas, com exclusão dos casos referidos, produz bons resultados para todos os outros.

Voltar à lista de terapias

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: