Pinda Swedana: Terapia de sudação

A pinda, uma das terapias clássicas da Ayurveda, e das mais requisitadas nos dias que correm, consiste num saco do tamanho de uma laranja grande, feito com cereais e plantas, usado para massajar firmemente o corpo todo. Aqui o corpo do paciente é untado com um óleo adequado e massajado com a ajuda destes sacos terapêuticos, tanto nas partes afectadas do corpo como no corpo todo.

A pinda é excelente para tratar estados agravados de Vata e Kapha, pois estes dois biótipos são naturalmente frios e esta terapia estimula os tecidos gordos, liberta suor na pele e gera um estado de calor em todo o corpo. Ao libertar o excesso de um dosha acumulado nas articulações, esta terapia ajuda a equilibrar o biótipo de cada um. Deve ser aplicada em todo o corpo, com especial atenção às zonas doridas e articulações.

Também é um óptimo tratamento para diversas doenças, sendo considerado particularmente adequado para doenças como a paraplegia e a poliomielite, bem como outras doenças degenerativas dos músculos, tal como a esclerose múltipla e a atrofia muscular. Mesmo no ocidente, onde tendemos ainda a ser um pouco cépticos, a pinda é conhecida por ser um tónico para os sistemas nervoso e muscular, ser particularmente benéfica para dores crónicas, cãimbras musculares, rigidez, para além de melhorar a circulação sanguínea e promover um bom metabolismo. Promove um sono mais profundo e reparador. É bastante eficaz no tratamento de doenças do sistema nervoso e do cérebro.

Para além disso, as suas qualidades terapêuticas são apreciadas nos casos de ciática, no fortalecimento do corpo, na redução de toxinas, de rigidez, de celulite e, de uma forma geral, a uma boa manutenção metabólica.

Voltar à lista de terapias

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: