Plantas Estimulantes e Digestivas

Plantas que estimulam, aumentam ou promovem todas as funções orgânicas.

Estas plantas têm esta propriedade principalmente porque estimulam o poder de digestão. Têm basicamente energia quente, sabor picante, e incluem a maioria dos temperos quentes, pimentas e gengibres. Modo de acção: aumentam o calor interno, dispersam o frio interno e fortalecem o metabolismo e a circulação.

São as plantas mais poderosas para aumentar Agni, o fogo digestivo, e as mais fortes para destruir Ama, a acumulação de toxinas. Aquecem o estômago e o sangue, aumentam o apetite e estimulam os sentidos. Têm frequentemente poder antibacteriano ou antiparasítico e fortalecem o sistema auto-imune. Não constroem o corpo de facto, mas permitem uma melhor assimilação de alimentos, viabilizado a construção do corpo. São frequentemente usadas com plantas tónicas e nutritivas, mas também com a alimentação.

Contra-indicações: em condições de desidratação, insuficiência de líquidos e inflamações das membranas mucosas.

Plantas estimulantes típicas: alecrim, alfazema, alho, anis, árvore-de-chá, asafetida, pimenta caiena, calendula, canela, cardamomo, cebola, coentro, cominho, cravo-da-índia, dente-de-leão, eucalipto, funcho, galangal, gengibre (seco), ginko biloba, ginseng, hortelã-pimenta, mostarda, noz-moscada, orégão, pau-d’Arco, pimenta preta, pimenta-do-reino, poejo, raiz-forte, salvia, tamarindo.


Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: