Plantas Laxativas e Purgantes

Plantas que promovem as evacuações intestinais.

Estas plantas dispersam a obstipação, ajudam a eliminar acúmulos de comida e formações tóxicas nos intestinos. Podem ser fracas ou fortes. Quando fracas, chamam-se simplesmente laxativas; quando fortes são purgantes ou catárticas.

As plantas purgantes promovem uma evacuação forte e podem causar diarreia, às vezes com dor, porque frequentemente exercem um efeito irritante. Devem ser usadas com cuidado. Qualquer planta fria e amarga, como o ruibarbo, ou óleo quente, como o óleo de rícino, pode ter um efeito purgante.

As plantas laxativas tendem a suprimir o poder de digestão e podem debilitar o peristaltismo. Como tal, deveriam ser usadas juntamente com plantas estimulantes ou carminativas, como o gengibre e as sementes de funcho. Aumentando o poder de digestão, Agni, também podem tratar a obstipação ou eliminar as toxinas no cólon. Plantas picantes, estimulantes, carminativas e quentes, podem ajudar no tratamento da obstipação de um vata ou de um kapha, sem ter de usar laxativos de facto.

Exemplos:

  • laxantes humedecedores: farelo de trigo, sementes de linhaça, ghee, alcaçuz, ameixas secas, semente de psyllium, passas e leite morno.
  • purgantes fortes: pó de aloé vera, óleo de rícino, ruibarbo e sene
  • plantas refrescantes com vários graus de acção laxativa: aloé vera, equinácea, genciana, ruibarbo, sene.
  • ervas anti-microbianas que podem ajudar o corpo a destruir ou resistir a micro-organismos patogénicos: açafrão-das-Índias, alecrim, alfazema, alho, anis, árvore-de-chá, pimenta caiena, calendula, cânfora, coentro, cravo-da-Índia, equinácia, eucalipto, hamamélis, limão, mirra, neem, salvia, tanchagem, tomilho, uva-ursina.


Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: