Plantas e Propriedades

As plantas encontram-se listadas por ordem alfabética do seu nome comum. Por baixo, para evitar confusões devido a que as mesmas plantas podem ter nomes diferentes ou plantas diferentes nomes parecidos, encontra-se o nome em latim de cada espécie. A última informação desta mesma coluna refere-se aos 6 sabores (Adstringente, Amargo, Azedo, Doce, Picante, Salgado). A energia destas plantas pode arrefecer ( ) ou aquecer ( + ). O efeito pós-digestivo é Doce, Azedo ou Picante. A coluna dos doshas refere-se à acção que estas plantas têm sobre cada um dos biótipos: V de vata, P de pitta, K de kapha;+ indica que aumenta, – que diminui e o 0 é neutro ou com efeito misto. VPK= balança os três doshas. As colunas das acções indicam quais as propriedades terapêuticas das plantas. A coluna “Estimulante circulatória” refere-se à circulação sanguínea e à respiração.

É preciso algum cuidado no uso desta informação. Nalguns casos as características terapêuticas de algumas plantas não constam todas da tabela. E também porque diferentes partes da mesma planta têm características e aplicações diferentes, usadas no tratamento de diferentes estados. Por isso, o uso da tabela a continuação não dispensa a consulta de livros ou especialistas de herbologia.

Consulte a Tabela de plantas

PROPRIEDADES DAS PLANTAS

A abordagem ayurvédica das plantas passa pela ciência energética. As propriedades das plantas são sistematicamente classificadas de acordo com o seu sabor, elementos, efeitos refrescante ou aquecedor, efeito pós digestivo e outras propriedades especiais que possam vir a apresentar. Ao contrário da complexidade da análise química, este simples sistema energético esclarece as propriedades básicas das plantas, representa a base para o entendimento da fitoterapia ayurvédica.

Optámos por apresentar13 categorias:

1.      Alterativas
2.      Anti-parasitárias e anti-helmínticas
3.      Adstringentes
4.      Tónicas amargas e anti-piréticas
5.      Carminativas
6.      Diaforéticas
7.      Diuréticas
8.      Emenagogas
9.      Expectorantes, emolientes e demulcentes
10. Laxativas e purgativas
11. Nervinas e antiespasmódicas
12. Estimulantes e digestivas
13. Tónicas
a.     Nutritivas
b.     Rejuvenescedoras
c.     Afrodisíacas

%d bloggers like this: